Em: Trois couleurs: Bleu (1993): Krzysztof Kieslowski



PRIMEIRA CARTA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS – cap.13

"Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não
tivesse amor, seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine.

Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a
ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de remover montanhas, mas não tivesse amor, nada seria.

Se eu gastasse todos os meus bens no sustento dos pobres e até me fizesse
escravo, para me gloriar, mas não tivesse amor, de nada me aproveitaria.

O amor é paciente, é benfeitor; não é invejoso, não é presunçoso nem se
incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se
encoleriza, não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade.
Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo.

O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a
ciência desaparecerá.

Com efeito, o nosso conhecimento é limitado, como também é limitado nosso
profetizar. Mas quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é
imperfeito.

Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança,
raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era
próprio de criança. Agora nós vemos num espelho, confusamente, mas, então
veremos face a face. Agora, conheço apenas em parte, mas, então, conhecerei completamente, como sou conhecido.

Actualmente permanecem estas três: a fé, a esperança e o amor. Mas a maior delas é o AMOR ".

MAIS MULHERES QUASE PERFEITAS*

3 comentários:

rebelonya disse...

a mãe dir-te-ia que estamos no fim do ano paulino e a filha dir-te-ia que este excerto é quase tão bonito como a oração de s.francisco :)

amar muito é ser quase perfeito? há modos incríveis de amar, e acho que alguns (pouco católicos, comos os meus, por vezes) se calhar nem são bons para os outros. se calhar é por não ter muita fé nem muita esperança :)

tenho de ver essa trilogia, consegui apagá-la da memória, como quase tudo.

e quanto ao som de martelos perdidos num castelo - irei sonhá-los e certamente ouvi-los. e recordá-los com a magia daqui, imagina: martelos entre aviões, legumes organizados em forma de sardinha e conversas amigas depois de entregar um trabalho. e sem subir escadarias :)

bom dia, meu amigo* sê sempre de tantas cores, que assim o dia ganha outro sentido

Sara disse...

Aqui está um bom exemplo de como não se deve deitar fora o bebé com a água do banho... mesmo quando se trata de água benta...

Bom fdsemana!

Luís Campião disse...

passo-te a corrente que postei no dia 24/06 - anda a percorrer a blogosfera e tem a sua piada!