(antes de) Ontem



AUTO-RETRATO

Chamem-me pardal
Não me faz mal
Não me assusto
Por não ter poleiro
Não há milho puro
Como o primeiro

Chamem-me palhaço
Alargo o passo
Não me envergonho
Atrás do pássaro
A nado o voo
Segue-me o rastro

Chamem-me cigarra
Não me desgarra
Nunca me calo
Canto vou danço
Trilho à formiga
Carreiro e ralo

Chamem-me cigano
Eu não me engano
Á luz da guitarra
Ao som da fogueira
Mordo a costela
Vadia que tenho

Chamem-me burro
Eu não me empurro
Entre fardo e fado
A estrela me guia
Do vosso colo
Ao cu do celeiro

Chamem-me criança
Não me descansa
Poder e dinheiro
na morte os vereis
um pardal velho
a rir-se ao espelho

(Joaquim Castro Caldas
)


1 comentário:

Sara disse...

Depois de 15 dias de papo para o ar, voltei à crua realidade laboral: "Podem chamar-me formiga" :)

Beijos de B. Augusta